A delegação de tarefas sempre aparece enquanto tema de discussão, exatamente pela dificuldade que até mesmo gestores de sucesso possuem em realizá-la.
CEOs, Diretores e Gerentes sempre reforçam a sua importância e o quanto ela é benéfica para a produtividade individual e coletiva da empresa. A pergunta que nos fazemos é o porquê na teoria ela funciona tão bem, enquanto na prática, acaba sendo um grande desafio?
A reposta apesar de parecer simples, requer muita dedicação e fiscalização daquele que delega tarefas, sejam elas rotineiras, ou então envolvendo um projeto. Importante destacar que existe algo que parece estar intrínseco ao ser humano, onde pensamos: “ se você quer algo bem feito, faça você mesmo”, essa frase possui verdade, porém, sabemos que em pouco tempo nos sentimos sobrecarregados, irritados, e tudo se transforma em uma grande bola de neve, onde prazos não são cumpridos, tarefas sendo realizadas por várias pessoas, insatisfação com o trabalho realizado pela equipe e também consigo mesmo!
Ao delegar uma, ou duas tarefas e até mesmo cobrar certas ações, exige do profissional que ele se dedique a ensinar e tirar as dúvidas do seu subordinado, ou até mesmo colega de trabalho, é preciso entender que as pessoas não irão fazer de imediato o que você espera ou idealiza, é preciso ter paciência e dedicação, igual a um professor com seus alunos, que explica com detalhes a matéria, oportunizando o aprendizado com atividades, seminários e novas metodologias, mas ao mesmo tempo sabe ser crítico quando sabe que seus alunos não se dedicam ou precisam melhorar em algo.
Existem 5 pontos para que a delegação de tarefas tenha sucesso:
– Esteja disposto a ensinar e corrigir quantas vezes forem necessárias a tarefa e ou projeto que será realizado.
– Definição de metas, os passos e prazos para que o objetivo seja alcançado.
– Fiscalização do que foi delegado – este item é muito importante – se não há cobrança das ações a serem realizadas, não há feedback do trabalho realizado, se o prazo estipulado para um projeto, por exemplo, foi de um mês, fiscalize-o por semana.
– Uso da tecnologia para organização de reuniões, planilhas e comunicação entre a equipe ou equipes. Sabemos que grandes empresas já possuem uma estrutura de organização empresarial, que de forma suscinta, servem de diretriz para a construção da hierarquia, organograma, funções, processos e tomada de decisões na organização, contudo, muitos gestores sentem dificuldade em delegar, nem sempre o que está no papel, é realizado na prática.
– Elogie sua equipe, nada é mais gratificante do que um elogio, pode ser um “parabéns”, ou a famosa frase “bom trabalho”, o elogio nos mostra que estamos no caminho certo e que podemos ser ainda melhores.
Lembre-se: a forma como um gestor se comporta e gerencia sua equipe está refletida no trabalho do dia a dia, e até na forma como os colaboradores se tratam, seu impacto é direto.
Portanto, não perca tempo, delegue funções e tarefas importantes e veja o resultado positivo e renovador na sua vida profissional. Finalizamos com a frase – que nós do Grupo Focar seguimos e acreditamos – do empresário britânico Richard Branson: “Capacite bem os seus colaboradores para que possam partir. Trate-os bem para que eles prefiram ficar”
Até a próxima!
Grupo Focar